terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Opinião - Pedro Machado Costa

10 razões para não votar no Manuel

Gosto do humor do Manuel. E da falta dele também; mas menos. Não é por isso que vou votar no Manuel. Não se vota por causa do humor. Do nosso ou do do candidato.

Gosto dos projectos do Manuel. Dos mais antigos, prefiro-os àqueles mais recentes. Dos orientais, prefiro-os àqueles mais presentes. E no entanto não é por causa disso que vou votar no Manuel. Não se vota por causa dos projectos. Dos nossos e dos dos outros.

Gosto das histórias do Manuel. E principalmente das estórias do Manuel. Com ou sem agá, com e sem Khan. Não será por causa disso que vou votar no Manuel. Não se votam em histórias, e muito menos em estórias.

Gosto especialmente do semblante do Manuel: um misto de refinamento pouco dado ao institucional com um toque
bourgeois que ele passa o tempo a negar. Nada disso me faria votar no Manuel. O voto, diz-se, é inter classicista (ou seja: para lá do cânone).

Gosto da lógica muito pouco Manuelina do Manuel. Não se vota em ninguém em defesa do estilo, mesmo que seja o último estilo português.

Gosto de viajar com o Manuel. Os atalhos são sempre mais longos do que o caminho normal. Não se vota em atalhos mais longos do que os caminhos normais.

Gosto da exuburância e estranheza das pessoas que normalmente giram em torno do Manuel. A independência deles é tanta que por vezes até não votam no Manuel.

Gosto da arquitectura que o Manuel gosta. Não há qualquer razão em se votar num tipo só porque se gosta da arquitectura que ele gosta.

Gosto da persistência do Manuel. Principalmente quando as coisas são já inúteis. Não se vota em ninguém pela inutilidade da persistência.

Gosto da imponderação do Manuel. Sobretudo porque isso fá-lo dizer o que pensa. Mas não se vota em ninguém por aquilo que pensa.

Ou vota?

Pedro Machado Costa

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois... eu tb queria votar mas descobri que disso estou impedido estatutáriamente, pois solicitei isenção de cotas por ter assumido funções autárquicas em exclusividade.
PELOS VISTOS AS COTAS SERVEM MESMO É PARA PODER ASSINAR PROJECTOS...

POR UMA ARQUITECTURA DE BASE
PELA DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO

joão aboim 1807