quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Dossier de opinião e imprensa

14/12/2007.A Baixa do Porto.
Eleições na Ordem dos Arquitectos vão ser repetidas

15/12/2007 . Jornal de Notícias.
Tribunal anula eleições para a Ordem

15/12/2007 . RandomBlog02.
Ordem dos Arquitectos - cenários possíveis

17/12/2007 . Diário de Notícias.
A Degradação das Ordens

17/12/2007 . RandomBlog02.
Tribunal anula eleições da Ordem dos Arquitectos, direcção pondera recurso

18/12/2007 . ORL PCP.
Sobre a situação na Ordem dos Arquitectos

18/12/2007 . Construir.
Tribunal impugna eleições na Ordem dos Arquitectos

19/12/2007 . Público.
Tribunal anula eleições da Ordem dos Arquitectos, direcção pondera recurso

19/12/2007 . RandomBlog02.
Há qualquer coisa que parece não estar a acontecer:

19/12/2007 . Construir.
Acto eleitoral da Ordem dos Arquitectos repete-se com inclusão de Manuel Vicente

16 comentários:

Anónimo disse...

... pois, parece-me tudo muito bem mas começar a partidarizar estas questões, trazendo para este blog a posição dos Arquitectos Comunistas do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do Partido Comunista Português, referente às eleições do passado dia 30 de Outubro (!), não augura nada de bom; principalmente quando se sabe bem qual a posição que o PCP costuma adoptar quando tem de optar entre princípios de rotatividade democrática decorrentes do fim dos mandatos e tentativas de perpetuação no poder (Fidel castro, Hugo Chávez...)!

Anónimo disse...

Então um partido político não pode tomar posição sobre o que se passa na Ordem dos Arquitectos?
E quando um partido político toma uma posição sobre estas eleições, ela deve ser ignorada pelas candidaturas?
Não seria excelente que todos os partidos, tal como o PC, tomassem posição sobre o que se passa na Ordem dos Arquitectos?
Aguardaria com especial interesse o que o Bloco de Esquerda teria para dizer...
É que o anterior anónimo parece um gato escondido com rabo de fora...

Anónimo disse...

... pode, pode, é claro que qualquer partido político pode ter opinião e tomar posição sobre qualquer coisa. A única questão aqui é se fica bem a uma lista colocar um comunicado de um partido político na página web da sua candidatura mas, por outro lado, pode até ser bastante revelador e esclarecedor de uma qualquer proximidade e promiscuidade entre o PC e a lista C.
Vota lista C, a lista do PC!

Anónimo disse...

E se formos ainda mais idiotas e nos dermos ao trabalho de abranger hipóteses ainda mais patéticas, poderemos supor que, se o Manel for adepto do futebol clube do porto, o lema poderia eventualmente ser: Vota C, a lista do FêCêPê!

O que, a bom olhar, poderia mesmo indicar alguma ligações desta lista com o Pinto da Costa.

Bom, de alguma maneira eles devem andar metidos nalguma conspiração.

Ó Manel, és adepto do FCP?

Anónimo disse...

Eu, enquanto arquitecto e comunista repudio veementemente o comunicado emitido pelo meu partido e comportamento de alguns camaradas arquitectos em todo este processo.

Para mim não vale tudo!

O PCP, está a colaborar num embuste arrastado por dois garotos irresponsáveis e arrivistas que mais não querem do que aparecer na fotografia. Seja ela qual for...

O que lamento é que o meu partido vá a reboque destes fedelhos!

O PCP sabe - e eu sei que sabe! - que todo este procedimento é uma vergonha, uma manobra de camuflagem que mais não serve do que para manter a influencia do partido junto das esferas de decisão da OA. Se com Helena Roseta isso aconteceu através de uma negociação directa, desta feita dada a fragilidade e falta de credito que entre os arquitectos dos representantes do partido, optou-se por incorporar às escondidas uma lista, a C (que na OA aliás sempre foi ligada ao PCP, uma feliz coincidência).

Com esta postura o PCP renega uma herança de participação construtiva - fortemente edificante! - no projecto colectivo dos arquitectos portugueses para patrocinar uma aventura sem pés nem cabeça.

São estas estratégias do PCP, apoiadas em manobras de bastidores norteadas por um oportunismo vil e sem qualquer tipo de pudor que vão fazendo com que o partido pareça progressivamente uma aldeia em desertificação.
Esquecem-se os princípios, os valores colectivos em favor de garantir um pedaço do bolo.

Estou certo que seremos mais uma vez penalizados por isso no acto eleitoral que tudo indica se virá a realizar brevemente.

Comigo, não contam!
Sou, pelos vistos infelizmente, do tempo de outro comunismo e outros comunistas!

Finalizaria, referindo que procurei inserir um comentário de teor semelhante a este no post do blogue do Arqto. Tiago Mota Saraiva relativo ao comunicado da DORL. Comentário que nunca foi publicado, foi censurado pelo dono do blogue!

Uma vergonha que o qualifica.

Desculpem manter o anonimato, não estou disposto a ver mais de uma década de militancia em causa por causa destes irresponsáveis, a quem pelos vistos o PCP vai dando trela.

Anónimo disse...

Meus Caros Colegas,

Eu integrei a lista C para o Conselho de Delegados da Secção Regional do Norte.
Nunca perguntei aos restantes membros qual era a sua filiação partidária, mas duvido que entre eles exista algum militante do Partido Comunista. Não entendo, por isso, esta tentativa de colagem da lista C a esse partido.

Pedro Aroso
1331-N

Anónimo disse...

Anónimo de 22 de Dezembro às 10:52

Importava-se de explicar:
-"O PCP, está a colaborar num embuste arrastado por dois garotos irresponsáveis e arrivistas que mais não querem do que aparecer na fotografia."
-"todo este procedimento é uma vergonha, uma manobra de camuflagem que mais não serve do que para manter a influencia do partido junto das esferas de decisão da OA."
Em que ficamos, é um embuste de dois garotos ou uma manobra de camuflagem (deliciosa expressão) do partido? Explique-se lá homem.

- "Com esta postura o PCP renega uma herança de participação construtiva - fortemente edificante! - no projecto colectivo dos arquitectos portugueses"
Quem é que está a levar a cabo um projecto colectivo? Aqueles que não ligando a pareceres jurídicos, impedem uma lista de concorrer a um acto eleitoral?
Aqueles que de forma falsa e pouco respeitadora de princípios democráticos, afirmam que a lista C pôs a Ordem em tribunal, quando o que está em questão é a posição da comissão eleitoral

- "São estas estratégias do PCP, apoiadas em manobras de bastidores"
Chama manobra de bastidores ao facto de ser a única força politica que publicamente toma posição em relação ao que se passa?... Então e os outros que andam calados, o que são?

Anónimo disse...

Tal como o Pedro Aroso também fiz parte da lista C para a Secção Regional Norte e nunca me foi perguntado, como também nunca o perguntei, filiação ou simpatia partidária e ao contrário do meu caro Pedro acredito que existam militantes e simpatizantes do PC como de todas as outras facções politicas na lista C como na lista A e B.
O partido comunista tem direito a sua opinião e exprimi-la como qualquer outro organismo político ou não, assim como qualquer cidadão. E quando contra factos não há argumentos inventam-se manobras de diversão através de teorias de conspiração de vão de escadas.
Sandra Figueiredo 15711-N

tms disse...

Para o Anónimo de 22 de Dezembro de 2007 10:52, que se afirma "arquitecto comunista":

- A enunciada tentativa de colar uma qualquer candidatura à Ordem dos Arquitectos com o PCP é um esforço descabido. Seguindo a lógica patética do comentário, até diria que a Lista C apenas apresentou candidatura à SRN e CDN para que apenas houvesse duas Listas C’s e assim puder ser a Lista do “C”omité “C”entral.

- A pretensa indignação pela tomada de posição transparente e frontal do PCP, apenas pretende esconder a elevada responsabilidade de outros na situação actual da Ordem dos Arquitectos. Conforme refere o Anónimo de 21 de Dezembro de 2007 às 9:29, gostaria de ouvir o que outros partidos têm a dizer sobre o processo eleitoral na Ordem dos Arquitectos.

- Quando se refere à Ordem dos Arquitectos como um bolo a repartir, às “negociações directas” com a Helena Roseta, entende-se bem que tipo de Ordem tem em mente.

- Por fim, pode-me continuar a insultar, denegrir e difundir mentiras sobre a minha pessoa que, sob o anonimato, todo o cobarde se agiganta, contudo agradeço que não me trate por camarada. Não considero meus camaradas, ainda que até possam ser militantes do meu partido (embora duvide!), aqueles que não tem coragem de se identificar por não estarem “disposto a ver mais de uma década de militancia em causa”. Para além de (a julgar pelo que refere) eu ter bastante mais anos de vida e militância, sempre dei a cara dentro e fora do partido por aquilo em que acreditava fosse ou não a opinião do PCP.

Embora este tipo de comentários seja um fait diver sem importância, como referi num texto no meu blogue, começa a ser preocupante a forma de actuação de pessoas como esta, durante a campanha para a Ordem dos Arquitectos. Para além de parecerem completamente desesperadas (como se toda a sua vida estivesse em causa) estão continuamente a enunciar uma eventual caça às bruxas caso saíam vencedores.
Isso sim é preocupante.

tiago mota saraiva

Anónimo disse...

Entre Chavez e Guimarães há uma ligeira distancia: o primeiro deixa os candidatos participarem nas eleições.

Pedro Homem de Gouveia disse...

Para quem ler o comentário do pretenso arquitecto comunista (Anónimo de 22 de Dezembro de 2007 10:52), e todas as respostas que lhe sucederam, fica clara, desde logo, a utilidade destas caixinhas de comentários para, sob a capa cobarde do anonimato, andar a espalhar boatos, mentiras, insultos, etc.

Quem nos diz que esse anónimo era de facto militante do PCP? Não pdoe ser alguém que ande a tentar colar o PCP à lista C, para nos prejudicar? É óbvio que sim.

E mesmo que fosse militante do PCP, quem nos diz que houve de facto "negociação" com a Helena Roseta?! Desde quando é que um anónimo é uma fonte credível?

ó anónimo... "O QUE TU QUERES SEI EU!"

Anónimo disse...

ATENÇÃO:
É importante frisar que todos os órgãos da Ordem (menos a Assembleia Geral) estão EM GESTÃO, e por isso não podem estar a preparar o plano de actividades como o Sul anuncia no seu site. Mais: um eventual recurso só pode ser decidido em Ass. Geral da Ordem, único órgão que não está em gestão (o CDN não pode decidir pois todos os seus membros são parte do processo). E mesmo que haja recurso a sentença não fica suspensa, ou seja, durante o período do recurso que pode ser longo, o CDN que tomou posse está em gestão e, portanto, gerindo a casa por duodécimos e em função do Orçamento de 2007.

Anónimo disse...

Isso é que éra bom...... é melhor consultares um advogado.... ou melhor pedires outro parecer se tiveres dinheiro para isso......

Anónimo disse...

Esta gentinha do Rodeia tem cá um estilo... mussoliniano. o tacho tem cola nas pegas, meus? fónix...

Anónimo disse...

e dinheiro para pareceres têm vocês agora, a rodos, não é? desde que a carneirada vá pagando as quotas ele não acaba. aposto que vão embrulhar isto tudo o mais que puderem.

Anónimo disse...

ó fodemenas cinzas... o que tu queres sei eu!